Bom dia, hoje é 11/12/2017

Psicologia Sorocaba  Agende um horário:
(15) 3234-6671

CRP/J 4262 - CNPJ: 13.516.568/0001-01

Psicoterapia

Saiba como funciona a primeira sessão de psicoterapia

Existem algumas diferenças entre o atendimento a adultos, adolescentes ou crianças, entretanto, o primeiro contato com o psicólogo segue alguns pressupostos gerais, que podem ser aplicados a todos os tipos de atendimento realizados.

Após o contato com o profissional, uma sessão é marcada, momento no qual o futuro cliente/ paciente (ou sua família, no caso de menores de idade) pode expressar o motivo que o levou a procurar atendimento. Este primeiro contato, por si só, pode ser considerado terapêutico, pois permite ao futuro cliente/paciente expor situações e sensações que, muitas vezes, são desconhecidas até mesmo de amigos e familiares próximos.

No momento da sessão, o profissional busca uma compreensão adequada do que está sendo dito. Em alguns casos, este primeiro contato podeauxiliar o cliente/paciente a(re)significar suas palavras, oferecendo novo entendimento para aquilo que foi dito, sendo, portanto, um dos objetivos principais do atendimento psicoterapêutico. Após o fechamento do contrato, ou seja, as duas partes concordando sobre a necessidade da psicoterapia, as sessões ocorrem e o profissional buscará auxiliar o paciente/cliente a encontrar um novo significado e sentido nas relações do conflito central. Esse processo de ressignificação das palavras é o inicio do autoconhecimento, que por si só já proporciona uma qualidade de vida.

Importante saber também que o profissional zela por uma ética profissional que implica em uma não interferência na vida do paciente, mas que buscará proporcionar ao mesmo a capacidade de entender suas próprias motivações e poder fazer suas escolhas de forma mais segura e consciente.

No atendimento zelamos pelo respeito a individualidade, o que leva certos tratamentos a levarem mais ou menos tempo e a terem uma freqüência maior ou menor. Assim, é justo dizer que se trata de um atendimento individualizado, adequado as necessidades de cada cliente/paciente.

Os detalhes do tratamento/ atendimento são combinados com o cliente/ paciente, podendo sofrer modificações no decorrer deste, como um aumento no número de sessões em momentos de crise ou uma diminuição da freqüência destas, quando o cliente/paciente e o psicoterapeuta julgam que tal momento é adequado para esta mudança.

2017 © Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento e hospedagem: