hiperatividade imagem

Hiperatividade

A hiperatividade é um desvio de comportamento, caracterizado, principalmente, por agitação intensa, baixa capacidade de se manter quieto e concentrado em uma única atividade por um tempo razoavelmente longo, irritação e até certa agressividade, com dificuldades em aceitar frustrações, podendo responder de maneira impulsiva.

Normalmente, é possível perceber o comportamento de agitação e irritação a partir do 1º ano de idade, pois é neste período de vida que a criança começa a se desenvolver mais rapidamente e a ter maior contato com outras crianças da mesma faixa etária. É importante que os pais fiquem atentos para estimular e observar o filho no contato social.

Porém, a hiperatividade torna-se mais evidente nas fases iniciais da escolarização, já que pais e educadores conseguem perceber mais facilmente quando a criança não consegue prestar atenção nas atividades e ensinos, acarretando em dificuldades escolares e de relacionamento. É, também, nesta etapa escolar que as crianças estão em maior contato com normas e regras, bem como mudança na apresentação das atividades (do brincar para as tarefas escolares).

 

A hiperatividade pode estar isolada ou associada a outras características como:

  • crianças que se mantêm em constante movimentação,
  • mexem em tudo, sem motivo ou propósito,
  • impacientes, mudando de atividade com bastante frequência,
  • incapacidade de focar a atenção nas atividades,
  • alta distrabilidade,
  • tarefas incompletas.

No entanto, muitas pessoas acreditam que basta a criança ser mais agitada ou distraída para receber o diagnóstico de hiperativo. É necessário certos cuidados para não rotular a criança, realizando uma avaliação criteriosa, feita em conjunto de diversos profissionais (professores, médicos, psicólogos, psicopedagogos e, também, a família), pois também é muito comum ocasiões onde não é possível perceber os sintomas de forma muito nítida.

Em caso de dúvidas ou suspeita de dificuldades com seu filho, procure ajuda profissional.

Sophia Teruko So | Psicóloga | CRP 06/96700